Luz Saúde investe em startup da área da Saúde

O Grupo Luz Saúde acaba de entrar no capital social da UpHill, a startup portuguesa que desenvolve software para análise da qualidade e treino avançado para hospitais, confirmando assim a sua aposta estratégica no investimento em inovação e em empreendedorismo. É a primeira vez que a Luz Saúde investe em startups, prometendo ser este um caminho a seguir por aquele que é um dos maiores grupos privados de saúde em Portugal. 

Segundo revela em comunicado à Imprensa, a UpHill, que foi fundada por três médicos, pretende ajudar os profissionais de saúde na adesão às melhores práticas clínicas, tendo desenhado um produto que permite às unidades de saúde melhorar a gestão da qualidade, ao mesmo tempo que, através da formação contínua, ajuda os médicos a tomar decisões mais eficazes para cada caso clínico, com vista a obter melhores resultados e maior segurança para o doente. 

Eduardo Freire Rodrigues, cofundador e CEO da UpHill, explica no mesmo comunicado que, perante a vasta informação científica e protocolos com que os profissionais de saúde lidam, sentiram a necessidade de simplificar o acesso à informação. «O software desenvolvido pela UpHill pretende capacitar o profissional de saúde nas suas tomadas de decisão, permitindo que este possa seguir os protocolos clínicos de base científica de forma mais sistematizada», acrescenta. 

Na sequência desta aquisição pela Luz Saúde, Francisca Leite, diretora de Formação, Investigação e Inovação da Luz Saúde e diretora executiva do Hospital da Luz Learning Health, assumirá o cargo de administradora não executiva na UpHill. Segundo esta responsável, «a Luz Saúde apoiou desde muito cedo o desenvolvimento da UpHill, que, através de soluções de software alinhadas com as melhores práticas e tendências do mercado e de uma equipa excecional, permite a melhor capacitação dos profissionais na prestação de cuidados de saúde de qualidade». «Este investimento irá permitir a expansão dos produtos da UpHill e a sua integração nas unidades da Luz Saúde, numa visão alinhada onde a tecnologia suporta e promove cuidados de saúde de excelência», salienta.

A UpHill nasceu em 2016 pelas mãos de três médicos, Eduardo Freire Rodrigues, Duarte Sequeira e Luís Patrão, com o objetivo de aumentar a qualidade, eficácia e segurança da gestão hospitalar. A startup portuguesa dedica-se ao desenvolvimento de software que permite aumentar o grau de eficácia terapêutica dos profissionais de saúde e evitar erros clínicos.

Atualmente, a equipa multidisciplinar da UpHill é constituída por sete pessoas, entre os quais designers, programadores, consultores e analistas. No mercado há três anos, a empresa foi distinguida com o Prémio Jovem Empreendedor 2016, atribuído pela ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários).

Na foto, dois dos fundadores da UpHill: Duarte Sequeira e Eduardo Rodrigues.