A Escolha da Sua Residência Sénior

A Escolha da Sua Residência Sénior

Queremos ajudá-lo a escolher a sua residência sénior - pense em todos os pormenores e coloque todas as suas questões.

Antes de visitar uma residência sénior, pense calmamente em tudo o que possa ser determinante na sua escolha. 

Prepare com algum tempo uma lista do que considera mais importante observar e esclarecer nas suas visitas. Peça a ajuda de familiares e amigos para elaborar essa lista e para que o acompanhem nas suas visitas. Desta forma, será mais fácil não esquecer nada, ficar conhecer todos os pormenores e conseguir comparar posteriormente as várias residências visitadas.

Na escolha de uma residência sénior, os custos, as necessidades e as preferências pessoais são normalmente os fatores mais importantes.

Para o ajudar, deixamos-lhe algumas sugestões sobre o que deve procurar saber durante a sua visita a uma residência sénior. 

Por exemplo…

Sobre os aspetos financeiros

  • Existência de jóia de adesão e condições de reembolso
  • Valor das mensalidades e serviços incluídos na mensalidade
  • Valor dos serviços não incluídos nas mensalidades
  • Regras sobre alterações anuais das mensalidades

Sobre os quartos/apartamentos – caraterísticas e serviços

  • Tipos de quartos/apartamentos disponíveis e número de ocupantes possível
  • Existência de caraterísticas específicas para mobilidade adaptada
  • Possibilidade de escolha do mobiliário dos quartos/apartamentos
  • Caraterísticas de segurança (p. ex. porta, janelas)
  • Existência de sistemas de alarme, de chamada de emergência, de telefone interno ou intercomunicadores
  • Resposta a chamadas de emergência disponível 24 horas
  • Possibilidade de preparação de refeições e equipamento disponível
  • Existência de serviço de limpeza (periodicidade e tipo de limpeza)
  • Existência de serviço de lavandaria (roupas de casa e vestuário pessoal)

Sobre os espaços e serviços comuns

  • Espaços comuns disponíveis (p. ex. salas de estar e refeições, espaços de lazer, espaços de serviços)
  • Caraterísticas do edifício e espaços comuns para mobilidade adaptada
  • Serviço de refeições (planeamento, aspeto e variedade, serviço de quartos)
  • Caraterísticas de segurança, alarmes e chamada de emergência do edifício
  • Assistência médica e de enfermagem de rotina e em situações especiais (p. ex. urgência, convalescença)
  • Existência de espaços dedicados à prática de exercício físico
  • Disponibilidade de auxílio para atividades de vida diária
  • Organização de programas de lazer

Sobre as acessibilidades

  • Distância até ao hospital mais próximo
  • Proximidade de transportes públicos
  • Proximidade de áreas comerciais
  • Serviços religiosos e proximidade de zonas de culto
  • Proximidade de outros serviços (p. ex. cabeleireiro, ginásio, supermercado, cinemas, teatros)
  • Facilidade de estacionamento ou parque privado para residentes e para visitas

Sobre as normais gerais

  • Existe um regulamento de funcionamento interno?
  • Quais são as normas relativas a visitas de familiares e amigos (p. ex. restrições relativas ao número de visitantes e ao horário de visitas)
  • Quais são as normas relativas à presença de animais de estimação

Durante a visita procure também…

  • Visitar alguns locais de acesso reservado (p. ex. a cozinha)
  • Observar o nível de limpeza e manutenção dos espaços visitados, especialmente daqueles em que o nível de ocupação é mais elevado e dos que são usados mais raramente. 
  • Verificar se os residentes do local lhe parecem satisfeitos. Tente conhecer a opinião de alguns sobre o seu dia a dia.
  • Saber de que forma é promovida a socialização entre os residentes. É apenas por iniciativa dos próprios ou são organizadas acividades para esse efeito? Quais são essas atividades e com que periodicidade acontecem?
  • Avaliar a cortesia e disponibilidade da equipa que trabalha na residência sénior
  • Saber se é possível de passar um dia ou alguns dias na residência para poder avaliar em maior detalhe o local e serviços oferecidos
  • Pedir toda a informação disponível sobre a residência sénior (p. ex. preços, regulamento, ementas, calendários de atividades do mês)