Isabel Vaz na SIC Notícias: ‘Busca pela eficiência é prioridade número um’ no setor da saúde

Isabel Vaz na SIC Notícias: ‘Busca pela eficiência é prioridade número um’ no setor da saúde

«A saúde é já um cluster de desenvolvimento económico do país» e «a busca pela eficiência é a prioridade número um» neste setor, salientou Isabel Vaz no programa ‘Think Forward’, emitido pela SIC Notícias no início deste mês de setembro.

A CEO da Luz Saúde foi um dos três líderes de grupos nacionais convidados pela estação para falar dos principais desafios que os seus setores enfrentam nos próximos cinco anos. Juntamente com Isabel Vaz estiveram Fernando Pinto, CEO da TAP, e Rodrigo Costa, da REN.

Para a CEO da Luz Saúde, «a prioridade número um na saúde, tanto no setor privado como no público, é a busca pela eficiência» – ou seja, «como é que se vai pagar este bem essencial, ao qual todos têm de ter acesso».

As novas tecnologias e os meios digitais são, neste aspeto, cada vez mais decisivos: «No meu setor, o recurso à tecnologia não é para conseguir uma margem maior, mas para conseguirmos todos garantir que continuamos a ter saúde», salientou. Por outro lado, acrescentou, «a quantidade de dados que hoje se gera e acumula é brutal, o que permite ter uma grande capacidade preditiva de situações». E deu um exemplo: «Nós conseguimos hoje prever se o risco cirúrgico é maior ou menor e, mais importante, atuar sobre ele».

Isabel Vaz terminou com uma mensagem de grande otimismo quanto ao futuro do setor e o seu papel no futuro do país: «A saúde é já um cluster de desenvolvimento económico, com uma série indústrias que gravitam à sua volta. Há um grande desenvolvimento de start-ups tecnológicas que são fabulosas, o que abre portas para o nosso país e novos mecanismos de exportação e de setor transacionável. Portanto, é magnífico estar neste setor».

Veja aqui o programa