Curso de cuidados paliativos: Hospital da Luz partilha experiência

A Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos (UCCP) do Hospital da Luz Lisboa realiza, nos próximos dias 13, 14 e 15 de março, mais uma edição do seu Curso Básico de Cuidados Paliativos. Com periodicidade anual, o curso tem por objetivos a sensibilização e formação de todos os profissionais de saúde com interesse nesta área.

O Hospital da Luz desenvolve desde há mais de 10 anos um trabalho de referência no âmbito dos cuidados continuados e paliativos. «A formação contínua e a partilha dos resultados desse trabalho, em simultâneo com esse trabalho assistencial, são fundamentais nas nossas prioridades», como salienta Isabel Galriça Neto, coordenadora da UCCP.

O Curso Básico de Cuidados Paliativos é, assim, o primeiro de um programa de formação contínua que decorrerá até ao final de 2019 e que integra atividades pedagógicas de nível básico e intermédio, contemplando as especificidades do trabalho em cuidados continuados e paliativos. Neste curso básico, que decorrerá no auditório do Hospital da Luz Lisboa, os participantes poderão conhecer melhor os princípios e filosofia dos cuidados continuados e dos cuidados paliativos, bem como aspetos básicos organizativos e princípios gerais do controlo de dor e outros sintomas. Serão ainda discutidos, com profissionais experientes nesta área, temas como a comunicação com o doente e a família, os cuidados e as questões éticas nos últimos dias de vida, necessidades espirituais, apoio no luto, o trabalho em equipa hospitalar e prevenção de burnout.

Programa e inscrições aqui